É um sólido de cor branca, sendo aplicado medicinalmente como antiácido estomacal, por ser capaz de neutralizar o excesso de ácido clorídrico presente no suco gástrico.
O CO2 liberado é o responsável pela eructação (“arroto”).
Nos principais antiácidos comerciais efervescentes, existem compostos, como o ácido tartárico, o ácido cítrico e outros que na presença do bicarbonato de sódio produzem efervescência.
Outra aplicação importante do bicarbonato de sódio é a utilização como fermento de pães e bolos.
O crescimento da massa deve-se à liberação de CO2 obtido pela decomposição do bicarbonato de sódio, que pode ser representada por:
Esse sal é utilizado, também, na fabricação de extintores de espuma. No extintor há NaHCO3 sólido e uma solução de ácido sulfúrico, em compartimentos separados. Quando o extintor é acionado, estes se misturam e reagem produzindo a espuma com liberação de CO2. Esses extintores não podem ser usados para apagar fogo de instalações elétricas, porque a espuma conduz corrente elétrica.
Além disso, o bicarbonato de sódio é utilizado como um dos componentes dos talcos desodorantes, pois reage com os ácidos liberados na transpiração, neutralizando-os.
0 Comentário