Soluções

Home » Soluções » Carbonato de cálcio (CaCO3)

Carbonato de cálcio (CaCO3)

26/08/2016

É um dos sais mais espalhados na crosta terrestre. Existem muitos terrenos calcários, isto é, ricos em CaCO3. Assim como o calcário o mármore é uma variedade natural desse mineral. Sob a forma de mármore, é utilizado para a fabricação de pias, estátuas, pisos e escadarias. A decomposição térmica do calcário irá produzir a cal viva e o gás carbônico:

CaCO3

Além disso, o calcário é utilizado na fabricação do vidro comum e, também, na produção do cimento, quando misturado com argila e areia e submetendo-se essa mistura a aquecimento. O carbonato de cálcio é praticamente insolúvel em água pura, mas dissolve-se de modo apreciável em água com dióxido de carbono (CO2) existente na atmosfera.

CaCO3 reação

Essa é a principal reação responsável pela formação de cavernas de calcário, nas quais são encontradas as formações de carbonato de cálcio conhecidas por estalactites (superiores) e estalagmites (inferiores). Essas formações ocorrem no interior das cavernas quando o gás carbônico se desprende e provoca a precipitação do carbonato de cálcio:

Ca2+

Uma aplicação do carbonato de cálcio no nosso dia-a-dia ocorre quando pintamos paredes usando cal extinta (Ca (OH)2). Após a caiação, a cal extinta reage com o gás carbônico do ar, originando uma película de carbonato de cálcio que, por ser insolúvel na água, protege a parede. O carbonato de cálcio também é usado na vinicultura para diminuir a acidez do vinho, e na agricultura, para reduzir a acidez de solos (calagem). Quando adicionado a cremes dentais, age como abrasivo. Uma variedade mais pura de carbonato de cálcio, chamada terra Alba, é utilizada na indústria cerâmica.

Evandro Trindade

Administrador do Quimicando, formado em Técnico em Química e esta cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas, um grande admirador por analises químicas e métodos analíticos, hoje também por programação, design e desenvolvimento web.

0 Comentário

Deixe o seu comentário!