Soluções

Home » Soluções » Cloreto de sódio (NaCl)

Cloreto de sódio (NaCl)

26/08/2016

Cloreto de sódio e íons são os dois principais componentes do sal, são necessários para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos. O sal está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo.

Pode ser encontrado dissolvido na água do mar, de onde é extraído por evaporação nas salinas, ou em jazidas na crosta terrestre (sal gema). cloreto_de_sodioFaz parte do sal de cozinha, usado na nossa alimentação. Além do cloreto de sódio, há, no sal de cozinha, certa quantidade de iodetos ou iodatos de sódio (NaI , NaIO3 ) e potássio ( KI , KIO3 ), cuja adição é obrigatória por lei, pois a falta de iodo no organismo pode provocar uma doença chamada bócio.

É usado na conservação de carnes, de pescados e de peles. Na medicina é utilizado na fabricação do soro fisiológico, que consiste numa solução com 0,92 % de NaCl. No combate à desidratação, é usado como componente do soro caseiro.

O cloreto de sódio é a principal matéria-prima usada na fabricação da soda cáustica (NaOH). A partir do NaCl obtém-se também : sódio metálico (Na°), cloro (Cl2 ), hidrogênio (H2 ), ácido clorídrico (HCl), carbonato e bicarbonato de sódio (Na2CO3 e NaHCO3 ), etc.

Adicionado ao gelo, obtém-se uma mistura refrigerante que atinge até -22 ºC.

 

Evandro Trindade

Administrador do Quimicando, formado em Técnico em Química e esta cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas, um grande admirador por analises químicas e métodos analíticos, hoje também por programação, design e desenvolvimento web.

0 Comentário

Deixe o seu comentário!