Calcinação é o tratamento de remoção da água, CO2 e de outros gases ligados a uma substância – tipicamente hidratos e carbonatos. A calcinação, processo endotérmico é usada principalmente na produção de óxidos.
A calcinação é a transformação do calcário (CaCO3) em óxido de cálcio (CaO). O calcário é uma rocha sedimentária, o terceiro mineral mais abundante. Geralmente, é obtido acima do chão, mas existem algumas operações de extração subterrâneas. O calcário pode ser encontrado com muitas características e impurezas diferentes. As características mudam nas diferentes partes do mundo e profundidades de mina, e geralmente se devem ao modo como a rocha foi formada.
O calcário pode ser formado por processos químicos, orgânicos ou clásticos. Impurezas comuns, que podem ser um problema dependendo da aplicação, são: SiO2 (Sílica), Al2O3 (óxido de alumínio), Fe2O3 (óxido de ferro). O calcário e seus subprodutos são usados na agricultura, estabilização do solo, construção, processos químicos para produção de cimento, aço e alumínio, purificação de água e como base alcalina em muitos processos químicos e minerais. O objetivo é determinar o valor da PPC (perda por calcinação) e estimar teor de CaO de uma amostra de calcário em laboratório.
m2 – m1 = m4
m2 – m3 = m5
Sabe-se que:
Massa inicial (m4) = 10,50g
Massa final (m5) = 6,00g
Perda por calcinação = 10,50 – 6,00 = 4,50g
CaCO3(s)→ CaO(s) + CO2(g)
100g 56g 44g
Y X 4,50g
Assim:
X= 5,73g
Y= 10,23g
Assim a perda por calcinação foi de 4,50g
PPC = m4 – m5 x 100 / Y
PPC = 4,50 x 100 /10,23
PPC = 44 %
CaO = 5,73g ou seja 56%
Observações:
Existe outros métodos utilizados por grandes e pequenas empresas, mas elas não levam em consideração o grau de pureza das amostras e não considera também que as amostras quando aquecidas em temperaturas elevadas ocorre transformações sejam elas por oxidação ou redução. Um exemplo: a magnetita quando aquecida acima de 500ºC a amostra adquire massa em vez de perde, há uma transformação de Magnetita para Maghemita.
Conclui-se que utilizando uma mufla a uma temperatura de 950°C, ocorreu a remoção umidade (água) e do dióxido de carbono (voláteis e outras impurezas). Obtivemos uma perda por calcinação de 4,50g, a qual corresponde a 44% de perda por calcinação. Através de cálculos obtivemos 5,73g de CaO ou seja 56%. Observamos também que a amostra tem 97,43% de pureza.
0 Comentário