Análises Químicas

Home » Análises Químicas » Determinação do Teor Alcoólico da Cachaça

Determinação do Teor Alcoólico da Cachaça

18/09/2016

Método:

Densimétrico.

Princípio

Baseia-se na separação do álcool por destilação da amostra e sua posterior quantificação de acordo com a densidade relativa do destilado a 20 ºC.

Equipamentos

  • Aparelho de destilação
  • Banho de água termostatizado para temperaturas entre 10 ºC e 20 ºC.

Álcool na CachaçaNota: O aparelho de destilação utilizado deve atender os seguintes requisitos: minimizar o número de uniões, com garantia de estanquidade do sistema; incluir um dispositivo destinado a evitar o arrastamento do líquido em ebulição pelo vapor e a regularizar a destilação dos vapores ricos em álcool; condensação rápida e totalmente dos vapores alcoólicos e coletar as primeiras frações de destilados num meio aquoso; a fonte de calor deve estar equipada com um difusor de calor apropriado, para evitar reações do tipo pirogênicas por parte das matérias não destiladas.

Vidraria e outros materiais

  • Balão volumétrico de 200 ml
  • Balão volumétrico de 100 ml
  • Pérolas de vidro ou talco neutro
  • Termômetro

Procedimento

Obtenção do destilado

Bebida com grau alcoólico inferior a 50%vol: Medir 200 ml da bebida em um balão volumétrico. Registrar a temperatura do líquido ou manter o mesmo à temperatura de 20°C. Transferir a amostra para o balão de fundo redondo do aparelho de destilação e lavar o balão volumétrico com 3 (três) volumes de aproximadamente 20 ml de água destilada. Juntar as águas de lavagem ao conteúdo do balão de destilação.

Nota: Este valor de 60 ml (águas de lavagem) é suficiente para as bebidas com menos de 250 g de extrato seco por litro. Caso contrário, para evitar reações de pirólise, o volume das águas de lavagem deve ser, no mínimo, de 70 ml, se a concentração de extrato seco for de 300 g/L, 85 ml para 400 g de extrato seco por litro, ou 100 ml para 500 g de extrato seco por litro (caso de alguns cremes ou licores de frutos). Estes volumes serão ajustados proporcionalmente, se o volume de amostra for diferente.

Introduzir pérolas de vidro ou talco neutro no balão de destilação. Adicionar 20 ml de água destilada no balão volumétrico de 200 ml inicial, que será utilizado para recolher o destilado. Colocar o balão num banho de água fria (10 a 15 °C no caso de bebidas destiladas anizadas). Proceder à destilação evitando os fenômenos de arrastamento e carbonização, agitando, de vez em quando, o conteúdo do balão até que o nível de destilado se situe alguns milímetros abaixo do traço de aferição do balão volumétrico. Quando a temperatura do destilado recolhido tiver baixado para a temperatura inicial do líquido, ±0,5 °C, completar o volume com água destilada até o traço de aferição e homogeneizar. Este destilado será utilizado na determinação do grau alcoólico real.

Bebida com grau alcoólico superior a 50%vol: Medir 100 ml da bebida num balão volumétrico. Registrar a temperatura do líquido ou manter o mesmo à temperatura de 20°C. Transferir a amostra para o balão de fundo redondo do aparelho de destilação. Lavar várias vezes o balão volumétrico com água destilada e juntar as águas de lavagem ao conteúdo do balão de destilação de fundo redondo. Utilizar água suficiente para que o conteúdo do balão atinja cerca de 230 ml. Introduzir 20 ml de água destilada num balão volumétrico de 200 ml que será utilizado para recolher o destilado.  Colocar o balão num banho de água fria (10 a 15 °C no caso de bebidas destiladas anizadas). Proceder à destilação, agitando, de vez em quando, o conteúdo do balão até que o nível de destilado se situe alguns milímetros abaixo do traço de aferição do balão volumétrico de 200 ml. Quando a temperatura do destilado recolhido tiver baixado para a temperatura inicial do líquido, ±0,5 °C, completar o volume com água destilada até ao traço de aferição e homogeneizar. Este destilado será utilizado na determinação do grau alcoólico real. O grau alcoólico da bebida é o dobro do grau alcoólico do destilado (Fator de diluição = 2).

Nota: Outros aparelhos de destilação podem ser utilizados, como por exemplo, os de destilação eletrônica.

Obtenção do Grau Alcoólico:

Determinar o grau alcoólico real (% vol.) a 20 °C em função da densidade do destilado a 20 °C, fazendo a leitura na Tabela de Densidade x Grau alcoólico.

Resultados:

O resultado será expresso em % vol. a 20ºC.

Evandro Trindade

Administrador do Quimicando, formado em Técnico em Química e esta cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas, um grande admirador por analises químicas e métodos analíticos, hoje também por programação, design e desenvolvimento web.

0 Comentário

Deixe o seu comentário!