Técnicas

Home » Técnicas » Indicadores de pH

Indicadores de pH

27/08/2016

Indicador de pHOs indicadores de pH são substâncias orgânicas de caráter fracamente ácido ou básico, que têm a propriedade de mudar de coloração com a variação do pH do meio. A mudança de coloração não se dá bruscamente, mas de uma maneira gradual entre valores definidos da escala do pH. A faixa dentro da qual se processa a mudança de coloração de um indicador é conhecida como zona de transição.

Na maioria dos casos, os indicadores, apresentam-se com dupla coloração, uma correspondente à sua forma ácida e outra à sua forma básica, dependendo do pH da solução em que se encontram. Porém, existem indicadores com uma única coloração; por exemplo: incolores em um determinado pH e corados quando ocorre mudança de faixa de pH.

A mudança de cor dessas substâncias, em presença de um excesso de íons hidrogênio ou oxidrila, provém de uma mudança da estrutura química do indicador. Faz-se emprego muito amplo desse tipo de indicadores, na análise titulométrica, para determinar a concentração de uma solução ácida ou alcalina, juntando-lhe uma solução de título conhecido, respectivamente alcalina ou ácida. O indicador revela o ponto de neutralização, o que permite, por cálculo simples, retornar à concentração ignorada. Naturalmente, a mudança de cor do indicador não é instantânea, mas gradual; chama-se campo de viragem o intervalo de pH no qual o indicador muda de cor. É preciso, portanto, para cada titulação, escolher o indicador apropriado, segundo seu campo de viragem.

O conceito de ácidos e bases de Bronsted-Lowry fundamenta o seguinte equilíbrio químico:

ph1

Forma ácida                         Forma básica

 ph2

A cor é determinada pela razão entre as concentrações:

ph3

O valor da razão [Ind-]/[HInd] pode ser determinada pela comparação visual de cores ou pelo método espectrofotométrico.

 Quando toma-se o método de comparação visual observa-se que:

 a) a cor da forma ácida será visível quando e o pH = pKInd -1

ph4

b) a cor da forma básica será visível quando e o pH = pKInd + 1

ph5

 

Assim, o intervalo de mudança de cor será dado por:

 pH = pKInd  + 1

Evandro Trindade

Administrador do Quimicando, formado em Técnico em Química e esta cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas, um grande admirador por analises químicas e métodos analíticos, hoje também por programação, design e desenvolvimento web.

0 Comentário

Deixe o seu comentário!