Técnicas

Home » Técnicas » Indicadores Mistos

Indicadores Mistos

12/09/2016

A mudança de coloração de alguns indicadores de pH não é facilmente observável, principalmente com luz artificial. Em certos casos é possível obter uma mudança de coloração mais nítida por meio da adição de um corante orgânico ao indicador. Essas misturas são chamadas de indicadores mistos. Os indicadores mistos tornam mais pronunciados a mudança de coloração de certos indicadores comuns, tais como o alaranjado de metila e o vermelho de metila, que mudam de amarelo para vermelho passando pelo alaranjado. A dificuldade de acompanhar a mudança de coloração desses indicadores, sem o uso de colorações de comparação, resulta o fato de serem o amarelo e o vermelho contíguos no espectro. A adição de corantes ao alaranjado de metila ou ao vermelho de metila, quando em proporção adequada, transforma o amarelo e o vermelho, respectivamente, em verde e violeta, que são cores complementares. A adição do corante não modifica a zona de transição do indicador, há apenas uma alteração da coloração em virtude da coexistência de outra substância corada na solução. A natureza complementar das colorações extremas dos indicadores mistos faz com que apresentem, dentro da zona de transição, um ponto em que a solução se torna incolor ou toma um matiz grisáceo que é tomado como ponto de referência. Os indicadores mistos, além de apresentarem mais nítida a mudança de coloração, possibilitam ainda a titulação de soluções bastante diluídas ou fracamente coradas e a condução da operação sob luz artificial. A Tabela III fornece uma série de indicadores mistos, e os valores tabelados sob o título pI são os valores de pH em que os indicadores mistos mudam nitidamente sua coloração.

 

ph

 

tabela-indicadores

 

 

Indicador Universal

 

Alguns dos indicadores podem ser misturados para formar o denominado “indicador universal”, capaz de indicar, num só teste, o pH aproximado de uma solução. A Tabela IV mostra a cor da solução no respectivo pH que se encontra. Para prepará-lo, basta misturar:

  • 15 ml de sol. 0,1% de Alaranjado de Metila
  • 05 ml de sol. 0,1% de Vermelho Metila
  • 20 ml de sol. 0,1% de Azul de Bromotimol
  • 20 ml de sol. 0,1% de Fenolftaleína
  • 20 ml de sol. 0,1% de Timolftaleina

indicadores

 

 

Evandro Trindade

Administrador do Quimicando, formado em Técnico em Química e esta cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas, um grande admirador por analises químicas e métodos analíticos, hoje também por programação, design e desenvolvimento web.

0 Comentário

Deixe o seu comentário!