Análises Instrumentais

Home » Análises Instrumentais » Interferências em Análises por Absorção Atômica

Interferências em Análises por Absorção Atômica

2/09/2016

Nos primórdios da Absorção Atômica, a técnica parecia impecavelmente isenta de interferências. Ao longo do tempo descobriu-se que as interferências existem e podem ser severas. Felizmente todas podem ser contornadas. Pode-se dividi-las assim:

Espectrais: raras em Absorção Atômica, já que a faixa de l das radiações de ressonância é estreita. A forma de contorná-las é mudando o comprimento de onda, se outros existirem.

grafico ABSQuímicas: são as mais comuns, e acontecem ou por ionização na chama acima da razão esperada, ou formação de óxidos refratários, formação de sais de alto ponto de fusão, ou absorção por moléculas coexistentes com os átomos na chama. A chama mais comumente utilizada é a mistura Acetileno-ar comprimido (2100-2400ºC), e a chama Acetileno-óxido nitroso (2600-2800ºC) normalmente soluciona problemas de óxidos refratários e sais de alto PF. Já para interferências por ionizações, a adição de compostos de mais alto potencial de ionização contorna esse problema (Lantânio, Potássio por exemplo. Lembrar-se de potenciais na Tabela Periódica).

Físicas: diferentes viscosidades de soluções, seja por quantidade de sais dissolvidos, sejam por quantidade e tipo de ácidos usados (veja gráfico-1), causando diferentes vazões e, consequentemente, diferentes taxas de nebulização e vaporização. Identidade de matriz entre amostras e soluções para calibração deve ser conseguida.

grafico ABS2Uma forma de visualizar e contornar interferências são o método das adições: quantidades conhecidas do elemento a ser analisado são adicionadas a algumas alíquotas de uma amostra, e medidas suas absorbâncias, como mostrado no gráfico-2 ao lado: amostras sem interferências mostrarão uma reta paralela aos padrões aquosos, enquanto amostras com interferências (seja qual for à causa) mostrarão discordância.

Evandro Trindade

Administrador do Quimicando, formado em Técnico em Química e esta cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas, um grande admirador por analises químicas e métodos analíticos, hoje também por programação, design e desenvolvimento web.

0 Comentário

Deixe o seu comentário!