Curiosidades

Home » Curiosidades » O Ácido Etilenodiaminotetracético – EDTA

O Ácido Etilenodiaminotetracético – EDTA

2/09/2016

O ácido etilenodiaminotetracético – EDTA pertence a uma classe de substâncias chamadas de complexonas ou quelões. A molécula é um ácido tetraprótico com dois átomos básicos de nitrogênio. Apresenta, portanto, seis posições ligantes possíveis quando prótons são removidos.

EDTA

O EDTA, como agente complexante, forma complexos estáveis de estequiometria 1:1 com um grande número de íons metálicos em solução aquosa. Esse reagente pode ser obtido com alta pureza, na forma do ácido propriamente dito ou na forma do sal dissódico dihidratado. As duas formas possuem alta massa molar, mas o sal dissódico tem a vantagem de ser mais facilmente solúvel em água.

Vários métodos gravimétricos foram substituídos por titulações com EDTA. Algumas aplicações importantes desse método, em termos do número de análises realizadas, são as determinações de dureza da água, de cálcio em leite, cálcio em calcáreo e cálcio em CaSi, dentre outras.

As reações com os íons metálicos podem ser assim formuladas:

reação 1

O EDTA é um ácido fraco para o qual pK1 = 2,00; pK2 = 2,66; pK3 = 6,16 e pK4 = 10,26. Esses valores mostram que os dois primeiros prótons são mais facilmente ionizáveis do que os outros dois.

Os quatro valores de pK dados acima correspondem às ionizações:

reação 2

Somente para valores de pH acima de 10 é que a maior parte do EDTA existe, em solução, na forma da espécie Y4-. Para valores de pH abaixo de 10 predominam as outras espécies protonadas. Nesses casos, pode-se considerar que o íon H+ compete com o íon metálico pelo EDTA. Para exemplificar, em pH = 4 a espécie predominante em solução é H2Y2- e sua reação com um metal, como no caso do Zn2+, pode ser descrita pela seguinte reação:

reação 3

É evidente que à medida que o pH diminui este equilíbrio desloca-se no sentido de impedir a formação do quelato ZnY2- e que deverá existir um valor de pH abaixo do qual a titulação do Zn2+ com EDTA não poderá ser realizada, pois, fica impedida a formação do complexo metálico. O valor deste pH pode ser calculado e envolve o valor da constante de estabilidade absoluta e os valores apropriados das constantes de dissociação do EDTA. Comercialmente esse reagente é, também, conhecido como Versene; Sequestrene, Complexone, Trilon, Titriplex e outros.

Evandro Trindade

Administrador do Quimicando, formado em Técnico em Química e esta cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas, um grande admirador por analises químicas e métodos analíticos, hoje também por programação, design e desenvolvimento web.

2 Comentários

  1. Joao Jorge disse:

    Como posso fazer uma solução nutritiva de 1 litro com Sulfato de Magnésio e edta mg com as seguintes concentrações: Enxofre 1,3 por cento Magnésio solúvel em agua 0,47 por cento e magnésio quelado 0,5 por cento?
    Posso usar edta dissodico com sulfato de magnésio e agua destilada?
    Caso não queria fazer o calculo eu posso fazer só quero saber se são com estas substancias.
    Obrigado desde de já
    um abraço
    Joao Jorge Sadeck Guimarães

    • Evandro Trindade disse:

      Olá João, boa noite!
      Talvez eu não seja a pessoa mais indicada para responder sua dúvidas.
      Teria que saber qual o seu tipo de cultivo, se as soluções são para correção, adição ou ajuste e em qual fase esta o cultivo.
      Os qualetos podem ser formando com vários tipos de sulfatos inclusive com sulfato de magnésio.
      Como este site é voltado para análise química industrial (Laboratório químico industrial, metalúrgica, siderúrgica)
      eu aconselho que você procure um agrônomo ou pessoas que já trabalham com o mesmo cultivo.

      Obrigado pelo contato.

      Atenciosamente;

      Evandro Trindade

Deixe o seu comentário!