Tiossulfato de sódio é frequente a grafia de tal sal como tiosulfato, também chamado erradamente de hipossulfito de sódio, que na forma anidra tem fórmula Na2S2O3, tem aspecto sólido cristalino, de cor branca e é utilizado na indústria fotográfica (daí seu arcaico nome de “hipo dos fotógrafos”) na formulação de banhos fixadores. Também é utilizado em curtumes, nos processos de curtidura ao cromo. Ele também pode ser usado para remoção rápida de cloro da água a ser usada em aquários.
Numa escala industrial, o tiossulfato de sódio é produzido principalmente a partir de efluentes líquidos da fabricação do sulfeto de sódio ou corantes ao enxofre. Sínteses de pequena escala podem ser feitas por fervura de soluções de sulfeto de sódio ou sulfito de sódio com enxofre.
Na2SO3 + S → Na2S2O3
A fervura das soluções de sulfeto de sódio com enxofre levam também a produção do polissulfeto de sódio, NaSn, utilizado na redução de alguns organonitrados à aminas. Assim, o ânion S2O32− representa uma forma solúvel em água do elemento enxofre.
O ânion tiossulfato caracteristicamente reage com ácidos diluídos produzindo enxofre, dióxido de enxofre e água:
S2O32−(aq) + 2H +(aq) → S(s) + SO2(g) + H2O(l)
Esta reação tem sido empregada para produzir enxofre coloidal. Quando a protonação é conduzida a baixas temperaturas, H2S2O3 (ácido tiossulfúrico) pode ser obtido. Ele é um ácido forte de pKa = 0.6, 1.7.
Tiossulfato de sódio é também usado em química analítica. Podem quando aquecido com uma amostra contendo cátion alumínio, produzir uma precipitação branca:
2 Al3+ + 3 S2O32− + 3 H2O → 3 SO2 + 3 S + 2 Al(OH)3
Calcular o fator de correção usando, no mínimo a média de três determinações.
Onde:
m = massa de dicromato de potássio, em gramas;
V = volume da solução de tiossulfato de sódio gastos na titulação em ml;
N = normalidade esperada da solução.
0 Comentário