Análises Químicas

Home » Análises Químicas » Titulações com Permanganato de Potássio

Titulações com Permanganato de Potássio

22/10/2016

permanganato-potassioA permanganometria é o método titulométrico mais importante de óxido-redução que usa como reagente titulante o permanganato de potássio, agente oxidante poderoso. As soluções com essa substância possuem coloração violeta intensas; na maioria das titulações o ponto final é detectado pela coloração do íon permanganato dispensando, portanto, o uso de indicadores. Geralmente as titulações com permanganato de potássio são feitas em soluções ácidas, mas algumas substâncias são mais facilmente oxidadas em meio neutro ou alcalino. Uma das desvantagens da permanganometria é o fato do permanganato de potássio não apresentar as características de padrão primário. Em solução sofre auto decomposição com desprendimento de oxigênio, como mostra a equação química abaixo:

4 MnO4 + 2 H2O   =>  4 MnO2 + 4 OH + 3 O2

A auto decomposição das soluções neutras, e na ausência de dióxido de manganês, é pequena. Uma solução de permanganato de potássio 0,1 M, livre de impurezas e conservada em frasco âmbar, perde cerca de 0,2 % da sua capacidade em seis meses.

Preparação de Solução de KMnO4 0,02 mol/L

Como o permanganato de potássio é um poderoso oxidante, suas soluções são de grande valor para as determinações titulométricas. Em soluções ácidas, a redução pode ser representada pela equação:

MnO4 + 8 H+ + 5 e-  =>  Mn2+ + 4 H2O

onde a massa molar do KMnO4 é 158,03 g/mol.

O meio ácido deverá ser sempre formado com ácido sulfúrico, que é o mais apropriado, porque não reage com o permanganato em solução diluída.

Para preparar uma solução 0,02 mol/L deve-se dissolver 3,16 gramas de KMnO4 em litro de água destilada. Entretanto, uma solução exata não pode ser feita diretamente devido à redução que a solução sofre em presença de matéria orgânica em suspensão, sendo, portanto, aconselhável obter-se uma solução ligeiramente mais forte que 0,02 mol/L.

Pesar em um vidro de relógio cerca de 3,4 g de KMnO4. Transferir o reagente para um béquer de 1500 ml de capacidade e juntar 1 litro de água destilada. Agitar e levar ao aquecimento deixando ferver suavemente por 15 minutos. Deixar resfriar a temperatura ambiente e filtrar através de lã de vidro ou através de um cadinho de Gooch contendo polpa de amianto, pois não decompõem o KMnO4.Recolher o filtrado em um balão volumétrico de 1000 ml lavado previamente com solução sulfocrômica. Padronizar e guardar em vidro escuro.

Preparação da Solução do Padrão Primário 0,05 mol/L

O padrão primário a ser utilizado é o oxalato de sódio (Na2C2O4) cuja massa molar é 134,02 g/mol.

C2O42-  =>  2 CO2 + 2 e- 

Para preparar uma solução 0,05 mol/L pesar em vidro de relógio exatamente 6,701g de oxalato de sódio, previamente dessecado em estufa a 110ºC. Transferir o reagente para um béquer de 200 ml de capacidade e adicionar 150 ml de água destilada. Agitar e transferir esse volume para um balão volumétrico de 250 ml com auxílio de um funil e de um lavador. Completar o volume do balão com água destilada. Agitar para homogeneizar.

Padronização da Solução de KMnO4

A reação é representada pela seguinte equação:

5C2O42- + 2MnO4 + 16H=> 10CO2 + 2Mn2+ + 8 H2O

Pipetar 25 ml da solução de oxalato de sódio e transferir para um Erlenmayer de 250 ml de capacidade. Juntar 20 ml de água destilada e 5 ml de H2SO4 concentrado (CUIDADO) e aquecer até 80ºC. Titular com a solução de KMnO4, com agitação constante, até que a solução titulada se torne levemente rósea, persistente por mais de 30 segundos. A temperatura da solução deve estar acima de 60ºC até o final da titulação.

Calcular a concentração de KMnO4 em mol/L. Os resultados de duas titulações, expressos em mol/L, não devem diferir em mais de 3:1000. Caso o erro seja maior, repetir a padronização.

Evandro Trindade

Administrador do Quimicando, formado em Técnico em Química e esta cursando Analise e Desenvolvimento de Sistemas, um grande admirador por analises químicas e métodos analíticos, hoje também por programação, design e desenvolvimento web.

0 Comentário

Deixe o seu comentário!